quarta-feira, 2 de março de 2011

Azazel, O Deus-Bode



De acordo com o livro de Enoque, Azazel (ou Azazael) é um dos 200 anjos que se rebelaram contra Deus. Nos escritos apocalípticos é o poder do mal cósmico, identificado pelos impulsos dos homens maus e da morte. Eles teriam vindo à Terra, para esposar os humanos e criar uma raça de gigantes. O Livro das Revelações, de Abraão, descreve-o como uma criatura impura e com asas. É identificado como a serpente que tentou Eva e que poderia ser o pai de Caim . No século II os búlgaros bogomilianos concordavam que Satanael teria seduzido Eva e que ele, não Adão, era o pai de Caim . A maioria dos bogomilianos foi queimada viva pelo imperador bizantino Alexis.

O nome de Azazel (como poder sobrenatural) significa "deus-bode". Na demonologia mulçumana, Azazel é a contraparte do demônio que refusou a adorar Adão ou reconhecer a supremacia de Deus. Seu nome foi mudado para Iblis (Eblis), que significa "desespero". Em Paraíso Perdido (I, 534), Milton usa o nome para o porta bandeiras dos anjos rebeldes.

Azazel é assim o destino do bode expiatório que carregava os pecados de Israel para o deserto no Iom Kipur (Lev. 16). Dois bodes idênticos eram selecionados para o ritual. Um era escolhido, por sorteio, como oferenda a Deus, e o outro era enviado para Azazel, no deserto, para ser lançado de um penhasco. O sumo sacerdote recitava para o povo uma confissão de pecados sobre a cabeça do bode expiatório, e uma linha escarlate era enrolada, parte em volta de seus chifres, parte em volta de uma rocha no topo do penhasco. Quando o bode caía, a linha tornava-se branca, indicando que os pecados do povo haviam sido perdoados. Embora a palavra Azazel possa se referia a um lugar, ou ao bode, também foi explicada como sendo o nome de um demônio. Os pecados de Israel estariam, pois, sendo devolvidos à sua fonte de impureza. Os cabalistas viam no bode um suborno às forças do mal, para que Satã não acusasse Israel e, ao contrário, falasse em sua defesa. Azazel é também o nome de um anjo caído.
_____________________________________________________

Leia também:

* Belial, o antecessor de Miguel

Um comentário:

  1. A VIDA E SEUS MINSTERIOS HUMANOS E SUAS PRESUNÇOES TOLAS VC EO SEGREDO D TUDO A SUA VOLTA . AZAZEL ESTA SELADO EM ESCURIDO ESPERANDO O FIM DE TUDO COMO OS OSTROS IRMÃOS CAIDOS NOS (JUDAS 1:6) TEMOS COSTRUIDO O FIM DE TODAS AS COISAS C AZAZEL ESTA SELADO QUEM EO LUCIFER NA VERDADE? A BIBLI NO FAIS REFERENCIS DIRETAS A ELE FAIS POIS C FIZER ME DIGAM. A ESPECULASOES SOBRE ELE MAIS NÃO FALA DIRETAMENTE ACHEM E ME MOSTRE POR FAVOR

    ResponderExcluir