segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Profecia de Chilam Balam para o 5 Ahau Katun

Descrédito da política, os políticos e as formas de administração do poder.

O superior supeditado ao inferior.
Crise dos princípios de autoridade e hierarquia

Esta profecia faz uma clara alusão ao desvio dos líderes e respeito da vontade e necessidade popular, já que agirão mais por seus próprios interesses, do que pelas demandas e necessidades de seus povos. Esta cobiça e ambição gerará um desprestigio generalizado da política e das formas de aceder e administrar o poder, o que resultará em uma crise do princípio de autoridade em todos os âmbitos e níveis da convivência social.

Aqui, o Chilam Balam, refere-se novamente a Chichén-Itzá e o fenômeno óptico de uma serpente descendo por um dos degrauss da pirâmide conhecida como “O Castillo”, durante cada equinócio. Esta “serpente de luz” marcará a direção de onde ocorrerão eventos de seca e falta de alimentos. A profecia faz uma clara alusão que isto não sucederá em todas as partes, somente nas zonas marcadas pela descida da serpente.

“bizca será a vista dos senhores terrenos
“lisiados estarão os senhores terrenos
"de todas categorias,
“mas não por deformidade, mas sim porque
"se farão ch”maques, zorras
“os que são colunas do povo
“os que são puntais do povo.
“escondido terão o pensamento
"os halach uiniques, chefes.

Aqui uma nova alusão ao desvio dos líderes por relação à vontade e necessidade popular. Verão mais por seus próprios interesses, que pelo mandato, as demandas e necessidades de seus povos.

“ninguém terá confiança nos senhores terrenos,
“e indo e vindo se verão solitários.
“afogados serão os que cospem o pão,
“os que cospem a água.
“devoradas entre si serão as zarigueyas-ratos,
“os cobiçosos de governar.

Desprestigio generalizado da política, os políticos, os partidos políticos e as formas de aceder e administrar o poder.

Cuspir o pão e a água. Ineficacia e ineficiencia na administração dos recursos públicos e privados do Estado e das empresas, as instituições e os governos nacionais; bem como nos níveis familiares ou comunitários, produto da cobiça e ambição, gerando corrupção. A vulgaridad manifestando-se em todos os âmbitos de expressão do humano. Ambicionarão e cobiçarão as prevendas do poder os incompetentes, os que não estão preparados e aqueles aos quais não lhes corresponde em consciência aceder a ele.

O superior se verá, por um tempo, supeditado à cobiça e ambição dos inferiores.

“cheia de culpa vem a substância do Katún
“porque de flor de maio é o pão
“de flor de maio a água.
“por casais de dois em dois
“em dois grandes adultérios virão a causa
“da perversidade dos homens
“por todos os âmbitos da terra.
“porque este Katún não terá substância
“senão destino de lascivia
“nas palavras que relaxarão
“ a gravidade dos velhos,
“que relaxarão a gravidade das velhas
“do 5 Ahau Katún.

“se alçará com seca por todas partes,
“mas sua cara de fome não será muito faminta.
“porque a água em canais
“dará pão mas além do monte.
“além das lamas rochosas.
“este tempo traz fome horrível
“mas não em todas as partes.

O descenso da “Serpente de Luz” em Chiche-itza estará assinalando a direção ou quadrante de onde estes eventos ocorrerão. Outro ponto de referência, seria o “Umbra” que produzem os eclipses solares; por onde passe a umbra de um próximo eclipse, deveriam se esperar seca e escacez de água e alimentos; mas não em todas partes.
O Chilam Balam faz uma precisão: Será em uma zona distante dos centros ceremoniais, montes e lamas rochosas.

O próximo eclipse (com estas características) será no mês de julho do ano 2010 e a umbra atravessará desde a Ilha de Páscoa e Chile no Oceano Pacífico sul, até Argentina no Oceano Atlántico sul; zonas que não contam com “Centros Ceremoniais” ativos, e sim contam com importantes “vortex energéticos” e nodos planetários, como é o caso de Ilha de Páscoa, o cerro O Chumbo, o monte Aconcagua e a zona de Córdoba na Argentina. Sem esquecer que, Valparaíso e Santiago do Chile, estão situados geograficamente no paralelo 3º Sul, o que mantém uma relação de correspondência com algum ponto geográfico entre a meseta tibetana e o território chinês no paralelo 33º Norte.

Ao mesmo tempo, chama a atenção a relação sincrônica entre os 2 próximos eclipses. O primeiro a ocorrer em 22 de Julio do 2009, cuja umbra passará pelo território de Nepal, Tíbet e China no paralelo 33º Norte; e ao ano seguinte, em 11 de Julio 2010, no hemiferio Sul e nos quadrantes correspondentes do paralelo 33º Sul.

Se somarmos o 22 (do 22.07.2009) com o 11 (do 11.07.2010), dá-nos 33.

Voltaremos a encontrar esta sincronía 33 nos eclipses de 20 (maio 2012) anular e 13 (novembro 2012) total; com parecidas relações de correspondência geográfica; o de maio China e Japão, e o de novembro; Austrália e o Pacifico.
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário