quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sociedade Thule



A Sociedade Thule (em alemão Thule-Gesellschaft), originalmente Grupo de Estudo da Antiguidade Alemã (Studiengruppe für germanisches Altertum) foi um grupo ocultista e völkisch de Munique, notável principalmente por ser a organização que patrocinou ao Deutsche Arbeiterpartei (DAP), mais tarde transformado por Adolf Hitler no Partido nazista.

A Sociedade Thule foi fundada o 17 de agosto de 1918 por Rudolf von Sebottendorff, um ocultista alemão, como ramo muniquesa da Germanenorden, uma sociedade secreta também conhecida como Ordem dos Teutones (1912).
Von Sebottendorff sustentou mais tarde (os nazistas seguiam ainda no poder) que originalmente pretendia que a Sociedade Thule fosse um veículo para promover suas próprias teorias ocultistas, mas que a Germanenorden lhe pressionou para que desse ênfase nos temas políticos, nacionalistas e antisemitas.

O principal interesse da Sociedade Thule foi uma reivindicação sobre as origens da raça aria. "Thule" era um país situado pelos geógrafos grecorromanos no mais longínquo norte. A sociedade foi batizada em honra a ultima Thule (em latim ‘o norte mais distante’), mencionada pelo poeta romano Virgilio em seu poema épico A Eneida, que era a porção mais ao norte de Thule e se costuma assimilar a Escandinavia. Designada pela ariosofía capital da Hiperbórea.

A Sociedade Thule atraiu a uns 250 seguidores em Munique e uns 1.500 em toda Baviera. Seus encontros celebravam-se com freqüência no então luxuoso hotel Vier Jahreszeiten (As Quatro Estações) em Munich.
Os seguidores da Sociedade Thule, como admitiu o próprio von Sebottendorff, estavam pouco interessados em suas teorias ocultistas, mas muito no racismo e em combater a judeus e comunistas.

Depois do estabelecimento da República Soviética de Baviera, foram acusados de tentar infiltrar-se em seu governo e de ter tentado um golpe de Estado o 30 de abril de 1919. Durante esta tentativa, o governo soviético prendeu vários membros da Sociedade Thule e posteriormente os executou.

Depois que Hitler chegou ao poder, a Sociedade Thule foi uma das muitas organizações dissolvidas. Quando von Sebottendorff voltou a Alemanha e publicou um livro sobre a Sociedade Thule, Bevor Hitler kam, foi preso e o livro proibido.
Não obstante, argumentou-se que alguns membros de Thule e suas ideia foram incorporadas ao Terceiro Reich. Alguns dos ensinos da Sociedade Thule foram recolhidas nos livros de Alfred Rosenberg.

Como a seção Ahnenerbe das SS, e devido a seu passado ocultista, a Sociedade Thule se converteu no centro de muitas teorias conspiratórias sobre a Alemanha nazista. Tais teorias incluem a criação de uma nave espacial e de armas secretas. Devido a que o grupo ajudou a Hitler com suas habilidades de oratoria, alguns têm sugerido inclusive que a sociedade lhe concedeu de alguma forma poderes mágicos que contribuíram a seu posterior sucesso.

Também se afirma que a Thule-Gesellschaft contava com uma psíquica, Maria Orsitsch, que os convenceu de que a raça aria não era originaria da terra, senão que vinha da estrela Aldebarán.
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário