segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Segundo Concílio de Nicéia

O Segundo Concilio de Niceia celebrou-se de 24 de setembro a 13 de outubro de 787 em Nicea. Foi convocado por Irene, mãe do imperador Constantino VI. Os participantes mais destacados da assembléia foram Adriano I, os legados papais: o Arcipreste romano Pedro e o Archimandrita do monastério grego de San Saba e o patriarca de Constantinopla Tarasio.

O concilio foi convocado por causa da controvérsia iconoclasta (Etimologicamente, o termo refere-se a quem destroça ícones, isto é, pinturas ou esculturas sagradas) iniciada pelo imperador León III o Isáurico no 726. Os iconoclastas negavam a legitimidade das imagens e seu culto. Fala-se de diversas causas nesta postura: certo esquema ainda monofisita que não tinha sido totalmente vencido, a influência muçulmana e judia no império de Oriente, a origem síria do imperador León III, e o desejo de contrarrestar o poder dos monges, defensores da iconodulia, doutrina contrária à iconoclasta. Além disso os iconoclastas usavam argumentos derivados da proibição que no Antigo Testamento vetava a criação de imagens ou da filosofia platônica já que o uso de imagens implica representar modelos a partir do que só são sombras ou reflexos.

Os cânones do concilio permitem fazer uma distinção entre o culto dado a Deus (chamado de "adoração") e a veneração especial tributada às imagens. Assim se evitavam ambos extremos igualmente presentes na cultura oriental: a adoração da imagem como se fosse Deus mesmo e por outro lado a destruição destas por medo à idolatria ou por motivos de conveniencia.

A intervenção da imperatriz regente Irene foi contínua e forte. Ela mesma presidiu os trabalhos da última sessão se assegurando assim de que as conclusões fossem na linha favorável às imagens. Os decretos e cânones foram promulgados por ela. No entanto, as disputas no interior da família imperial por causa deste problema continuaram até o imperador Teófilo (842).
_


Leia também:

* O Primeiro Concílio de Nicéia
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário