quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ku Klux Klan


Ku Klux Klan (KKK) é o nome que têm adotado várias organizações nos Estados Unidos, que têm pregado a supremacía da raça branca, o antisemitismo, racismo, anticomunismo, xenofobia e o geocentrismo.

A primeira formação do Klan foi fundada no final de 1865 por veteranos do Exército dos Estados Confederados da América que, após a Guerra Civil, quiseram resistir à Reconstrução. A organização adotou rapidamente métodos violentos para conseguir seus fins. No entanto, teve uma reação que em pouco tempo levou à organização ao declive, pois as elites do sul viam ao Klan como um pretexto para que as tropas federais estivessem ativas nos Estados do Sul. O KKK foi formalmente dissolvido em 1870 pelo Presidente republicano Ulysses S. Grant, através da Ata de direitos civis de 1871 (conhecida como "A Ata Ku-Klux Klan").

Em 1915 fundou-se uma nova associação que utilizava o mesmo nome, inspirada pelo poder que tinham os meios de comunicação de massas. O filme O nascimento de uma nação, e o antisemitismo mostrado nas crônicas jornalísticas do julgamento e linchamiento do suposto assassino Leo Frank, contribuíram a dita inspiração. O segundo KKK foi uma organização mais formal, com membros registrados e com uma estrutura estatal e nacional. O número de membros chegou a ser de 4 a 5 milhões.

Desde então, vários agrupamentos diferentes têm utilizado o nome, incluindo às que se opunham à Ata de Direitos Civis, e à de segregação nas décadas de 1950 e 1960. Alguns membros destas organizações chegaram a ser condenados por diversos crimes. Ainda que dúzias de organizações empregam hoje todo ou parte do nome em seus títulos, a membresía real se estima em alguns milhares. Estes grupos, com operações separadas em pequenas unidades isoladas, são considerados grupos de ódio extremo.

Algumas das maiores organizações do KKK são:

* Igreja dos Cabaleiros Americanos do Ku Klux Klan (Church of the American Knights of the KKK, ou "KKKK")
* Klans Imperiais dos Estados Unidos (Imperial Klans of America)
* Cabaleiros da Kamelia Branca (Knights of the White Kamelia)
* Cabaleiros do Ku Klux Klan. Estão encabeçados pelo Pastor Diretor Nacional, e têm sua sede em Zinc, Arkansas. Dizem que são a maior organização do KKK atualmente, e se autodenominam "o Klan da sexta era".

Há outras organizações de menor tamanho que continuam usando o nome do Ku Klux Klan, em todo o país.
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário