sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Calendário Maia


O calendário Maia consiste em duas diferente contas de tempo que transcorrem simultaneamente: O sagrado, Tzolkin, de 260 dias, e o Civil, Haab, de 365 dias e o Conta Larga.
É um calendário cíclico, porque se repete a cada 52 anos maias. O de conta larga começa em 13 de agosto de 3114 a.c., e segundo as profecias maias, particularmente a sétima, indica que na data de 21 de dezembro de 2012 d.c., dará lugar a um novo ciclo.
A casta sacerdotal maia chamada Ah Kin, era possuidora de conhecimentos matemáticos e astronômicos que interpretavam de acordo com sua cosmovisão religiosa, os anos que se iniciavam, os vindouros e o destino do homem.
O calendário Tzolkin, que tem 20 dias (kins) combinados com treze numerais (algarismo), se combina com o calendário Haab de 18 meses (uinais) de 20 dias (kins) cada um e cinco dias adicionais, para formarem um ciclo sincronizado que durava 52 tuns ou Haabs, 18.980 kins (dias).
No calendário de conta larga, o sistema utilizado é basicamente o sistema vigesimal (base 20), e cada unidade representa um múltiplo de 20, dependendo de sua posição da direita a esquerda no número. Com excessão da segunda posição que representa 18 x 20, ou 360 dias.
Algumas inscrições maias do conta larga estão suplementadas pelo que se chama "Serie Lunar".
Outra forma de medir os tempos era medir os ciclos solares como equinócios e solstícios, ciclos venusianos que dão seguimentos as aparições e conjurações de Vênus no inicio da manhã e da noite. Muitos eventos neste ciclo eram considerados adversos e malígnos.
Os ciclos se relacionam com diferentes deuses e eventos cósmicos; o Quinto Sol representa o final do ciclo estelar associado a lua e o inicio do periodo conhecido como o Sexto Sol, associado ao regresso de Quetzalcoatl como novo Messias.
A Roda Calendárica:
Os maias fundiram o calendário Haab com o Tzolkin em um ciclo superior chamado de "Roda Calendárica". A formação dessa roda se compõe de três círculos dá por resultado ciclos de 18.980 dias, então, um dos 260 dias do Tzolkin coincide com outro dos 365 dias do Haab.
O círculo menor está composto por 13 números, o círculo mediano pelos 20 signos dos vinte dias maias do calendário Tzolkin, e o círculo maior pelo calendário Haab com seus 365 dias.
Cada ciclo de 18.980 dias equivale a 52 voltas do Haab e a 73 voltas do Tzolkin. E ao término deste ciclo ambos voltam para o mesmo ponto. A cada 52 voltas do Haab se celebra a cerimônia do fogo novo ou "um século maia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário