terça-feira, 28 de abril de 2009

LHC - O Grande Colisor de Hadrons


O Grande Colisor de Hadrons (em inglês Large Hadron Collider ou LHC, siglas pelas que é geralmente conhecido) é um acelerador de partículas localizado na atualmente denominada Organização Européia para a Investigação Nuclear (a sigla é a do antigo nome em francês de tal instituição: Conseil Européen pour a Recherche Nucléaire, CERN), perto de Genebra, na fronteira franco-suíça.

O LHC foi desenhado para colidir feixes de hadrons, mais exatamente de protons, sendo seu propósito principal examinar a validade e limites do Modelo Regular, o qual é atualmente o marco teórico da física de partículas.
Os protons são acelerados a velocidades de 99% da velocidade da luz e chocam entre si em direções diametralmente opostas produzindo altíssimas energias (ainda que a escalas subatómicas) que permitiriam simular alguns eventos ocorridos durante ou imediatamente após o big bang.

Hoje em dia o colisor encontra-se resfriando-se até que atinja sua temperatura de funcionamento, que é de 1,9 K (2 graus acima do zero absoluto ou −271,25 °C). Os primeiros feixes de partículas foram injetados em 1 de agosto de 2008. As primeiras colisões a alta energia em princípio estavam previstas para o 21 de outubro de 2008. No entanto, devido a uma avaria produziu-se uma fuga de helio líquido e o experimento parou-se temporariamente. Está previsto que para a primavera de 2009 se reativem as atividades.

Teoricamente espera-se que, uma vez em funcionamento, se detecte a partícula conhecida como o bosón de Higgs (às vezes chamada "a partícula de Deus"). A observação desta partícula confirmaria as predições e "enlaces perdidos" do Modelo regular da física, podendo-se explicar como adquirem as outras partículas elementares propriedades como sua massa.
Verificar a existência do bosón de Higgs seria um passo significativo na busca de uma Teoria da grande unificação, teoria que pretende unificar três das quatro forças fundamentais conhecidas, ficando fora dela unicamente a gravidade. Junto ao bosón de Higgs também poderiam se produzir outras novas partículas que foram preditas teoricamente, e para as que se planificou sua busca, como os strangelets, o micro buracos negros, o monopolo magnético ou as partículas supersimétricas.

Os físicos confiam em que o LHC proporcione respostas às seguintes qüestões:

* O que é a massa (se sabe como a medir mas não se sabe o que é realmente)
* A origem da massa das partículas (em particular, se existe o bosón de Higgs)
* A origem da massa dos barions
* Quantas são as partículas totais do átomo
* Por que têm as partículas elementares diferentes massas (isto é, se interactúan as partículas com um campo de Higgs)
* O 95% da massa do universo não está feito da matéria que se conhece e se espera saber que é a matéria escura
* A existência ou não das partículas supersimétricas
* Se há dimensões extras, tal como predizem vários modelos inspirados pela Teoria de sensatas, e, em caso afirmativo, por que não se puderam perceber
* Se há mais violações de simetría entre a matéria e a antimateria

Alarmes sobre possíveis catástrofes

Desde que projetou-se o LHC, o americano Walter Wagner e o espanhol Luis Sancho, denunciaram ante um tribunal de Hawaii ao CERN e ao Governo dos Estados Unidos, afirmando que existe a possibilidade de que seu funcionamento desencadeie processos que, segundo eles, seriam capazes de provocar a destruição não só da Terra mas possivelmente do Universo inteiro. No entanto sua postura é recusada pela comunidade científica, já que carece de qualquer respaldo matemático que a apoie.

Os processos catastróficos que denunciam são:

* A formação de um buraco negro instável,
* A formação de matéria estranha supermasiva, tão estável como a matéria ordinária,
* A formação de monopolos magnéticos (previstos na teoria da relatividade) que pudessem catalizar o decaimento do protón,
* A ativação da transição a um estado de vazio quântico.
_

2 comentários:

  1. Evans Gomez,
    teriam Walter Wagner e Luis Sancho preocupações que deveriam ser levadas a sério?
    Sempre se comentou que a humanidade teve receio de forças que lhe fugiam do conhecimento e que os céticos sempre se mostraram errados quando grandes descobertas foram realizadas. Haja visto a ressalva sempre imposta aos navegadores europeus ao que a Igreja Católica se referia como Fim do Mundo e que na verdade se mostrou como Novo Mundo.
    Em relação ao LHC espero que grandes descobertas sejam realizadas para a evolução da Humanidade e que tais resultados sejam compartilhados para o bem da mesma.
    Não tenho muito conhecimento técnico na área, mas antevejo grandes mudanças. Gostaria de ter a certeza que os cientistas designados a esse grande projeto tivessem cuidados e estratégias para as consequências que poderão emergir e não sejam influenciados apenas por decisões políticas.

    Que venha o futuro!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não se pode afirmar nada sobre os possiveis resultados que podem ser causados pelo LHC pq é tudo baseado em teorias. Até por isso existe grande discussão sobre o seu uso.
    Uma coisa certa, e talvez por isso, o uso do LHC é condenado por alguns é que se caso as teorias de Walter Wagner e Luis Sancho estiverem corretas, o processo é irreversível e fatal.

    ResponderExcluir